Wikia

Wiki Jogos da Fome

Katniss Everdeen

Comentários0
2 pages em
Este wiki

Katniss Everdeen
5.jpg
Katniss Everdeen é representada por Jennifer Lawrence
Idade 16 (Os Jogos da Fome)

17 (Em Chamas, A Revolta)
+35 (Epílogo)

Ocupação Caçadora, Tributo, Mimo-Gaio
Casa Distrito 12
Género Feminino
Arma Arco e Flechas
Destino Viva
Aparições Os Jogos da Fome

Em Chamas
A Revolta

Actor/Actriz Jennifer Lawrence
"Serei o Mimo-Gaio"
―Katniss Everdeen[src]

Katniss Everdeen é a protagonista e narradora da trilogia de Os Jogos da Fome . Depois de a sua irmã, Prim, ter sido escolhida para participar nos 74ºs Jogos da Fome , Katniss voluntaria-se para ficar no seu lugar como tributo feminino do Distrito 12 .

Ela é representada por Jennifer Lawrence na adaptação cinematográfica de Os Jogos da Fome , que vai estrear em Março de 2012.

Biografia

InfânciaEditar

Katniss Everdeen nasceu no dia 8 de Maio, no Distrito 12. Desde os 11 anos que sustentou e alimentou a família de forma independente. Katniss era muito próxima do seu pai e passava muito tempo com ele nas florestas proibidas. Ele ensinou-a a caçar, a usar o arco e as flechas, e a reconhecer plantas e raízes comestíveis. Estas capacidades mostraram-se importantes para a sua sobrevivência nos Jogos.

Aos 11 anos, o seu pai morreu numa explosão subterrânia nas minas onde trabalhava. Katniss relata nos livros que ainda tem pesadelos sobre o dia em que o pai morreu, cinco anos depois. Ela sente muito ressentimento contra a sua mãe, que entrou numa depressão depois da morte do Sr. Everdeen, obrigando Katniss a sustentar a família e a tratar sozinha da sua irmã Primrose. Katniss, aproveitando-se das capacidades que aprendeu, começou a caçar ilegalmente e a vender os animais no Forno, o Mercado Negro local.

Katniss Everdeen e Gale Hawthorn na floresta

Um dia, durante as suas caçadas, ela encontra um rapaz de 14 anos, Gale Hawtorne, cujo pai também morreu no mesmo dia que o Sr. Everdeen. Os dois tornam-se parceiros de caça, e, eventualmente, amigos. Nem o Governador nem os Soldados da Paz implicam com a caça ilegal porque também necessitam de comer, e costumam ser os melhores clientes de Katniss.

Durante todos esses anos, Katniss tenta lidar com a pressão da responsabilidade que lhe colocaram sobre os ombros. Aos 16, ela já se tinha registado 20 vezes para receber tésseras - isto é, pediu que o seu nome fosse colocado mais 20 vezes na Ceifa em troca de comida.

Os Jogos vorazesEditar

Aos 16, Katniss voluntaria-se para participar nos Jogos da Fome no lugar da sua irmã. O outro tributo do seu distrito é Peeta Mellark , que a tinha salvo de morrer à fome logo depois da morte do Sr. Everdeen e da depressão da Sra. Everdeen, oferecendo-lhe pão às escondidas.

Antes de abandonar o distrito para o Capitólio, ela é levada para a Casa da Justiça, onde recebe parentes e conhecidos que vieram para se despedir dela. Além da sua mãe e irmã, Katniss é visitada por Madge Undersee, a filha do Governador, que lhe oferece o seu alfinete do Mimo-Gaio, o padeiro, pai de Peeta Mellark, que lhe dá bolachas, e Gale, que lhe tenta dar um último conselho mas é levado à força para fora da sala. A acompanhante do Distrito 12, Effie Trinket, acompanha-os ao comboio que os levará até ao Capitólio, juntamente com um dos vencedores do distrito, Haymitch Abernathy.

Katniss Everdeen a ser escoltada por Soldados da Paz

Quando Katniss chega ao Capitólio, passa a ser preparada por uma equipa de preparação que consite em Octavia , Flavius e Venia. Mais tarde conhece o seu estilista, Cinna , que decide vestir-lhe um body preto que representa carvão e fogo sintético que não queima. Após o desfile de apresentação dos Tributos ao Capitólio, Katniss encontra uma cara conhecida do passado, Lavinia, que foi transformada numa avox. Ela começa a treinar no Centro de Treinos para os Jogos. Durante a sua sessão individual com os Produtores dos Jogos, Katniss fica irritada por ser ignorada e atira uma flecha na sua direcção, quase acertando num deles. Acaba por receber uma cotação de 11 pelo seu

Katniss Everdeen e Caesar Flickerman

temperamento e atitude. Para a noite da sua entrevista, Cinna veste-a num vestido vermelho que parece feito de chamas quando ela de move. É então entrevistada por Caesar Flickerman e fala sobre a sua estadia no Capitólio. Torna-se mais popular depois de Peeta admitir a todo Panem que a ama.

Na noite anterior aos Jogos, Katniss está aterrorizada com tudo o que a espera na arena. Vai até ao telhado e encontra Peeta, que lhe diz não querer ser apenas uma peça no jogo do Capitólio. Antes de ser enviada para a arena, Katniss fala com Cinna, que lhe diz que se pudesse apostar num vencedor, apostaria nela.

Quando os Jogos começam, Katniss afasta-se rapidamente ca Cornucópia. Katniss é quase morta quando Clove lhe atira uma faca. Nos dias seguintes, Katniss afasta-se cada vez mais da Cornucópia, apesar de devagar devido à falta de água, mas consegue encontrar um pequeno lago de onde bebe e usa a lama para disfarçar a sua mochila laranja. No dia seguinte, os Produtores enviam um ataque de fogo contra Katniss. Nessa noite, Katniss é acordada pelos Tributos Profissionais, Glimmer, Marvel, Cato, Clove, a rapariga do Distrito 4 e Peeta, mas consegue subir a uma árvore. Cato tenta seguir Katniss mas é demasiado pesado para os ramos, e como ninguém a consegue seguir, decidem acampar na raiz da árvore e ficar à espera dela. Rue aparece numa árvore vizinha e avisa Katniss do ninho de vespas-batedoras que estava acima dela. Katniss corta o ramo onde está o ninho com uma faca e as vespas-batedoras atacam os Tributos Profissionais, matando Glimmer e a rapariga do Distrito 4. Quando Katniss melhora do veneno das vespas, propõe uma aliança com Rue. Ambas decidem atacar a comida dos Tributos Profissionais, e enquanto Rue provoca uma distracção, Katniss faz explodir todas as bombas que estão a proteger a comida, danificando a audição de um dos sues ouvidos.

Katniss regressa à floresta, procurando por Rue, e, apesar de a sua melodia de quatro notas estar a ser cantada por mimo-gaios na floresta, Katniss consegue ouvi-la chamar por ela. Sabendo que a rapariga estava em sarilhos, corre pela floresta à procura dela, e encontra-a presa numa rede, e o tributo do Distrito 1, Marvel, atira-lhe uma lança que lhe acerta no abdómen. Katniss mata o rapaz e embala e canta para Rue até que esta morre. Depois de a decorar com flores da floresta, Katniss faz o gesto de adeus do Distrito 12 em memória de Rue. Mais tarde vimos a saber que este acto desafiou o Capitólio.

Pouco depois é anunciado que se dois tributos do mesmo Distrito sobreviverem, podem ganhar, e Katniss inicia a sua busca por Peeta. Acaba por o encontrar escondido na lama de um riacho, completamente camuflado. Ele tinha um grande corte na perna, provocado por Cato, picadas de vespas-batedoras e multiplas queimaduras. Ela lava-o no rio, trata as queimaduras e picadas, mas não pode fazer fazer nada em relação à ferida na perna. Katniss faz tudo o que pode para tomar conta dele, mas eventualmente ele fica com uma infecção sanguínia, enfraquecendo-o.

Os Produtores decidem então chamar todos os Tributos para a Cornucópia, onde estariam todos os items que eles precisavam, entre eles o medicamento para curar a infecção de Peeta. Katniss decide ir, mas Peeta recusa-se que ela o deixe. Katniss acaba por receber dos seus patrocinadores um xarope que usa para adormecer Peeta.

Quando chega à Cornucópia, Katniss é apanhada por Clove. Antes que ela a possa matar, Clove é morta por Tresh , o tributo do Distrito 11 , que lhe bate com uma pedra na têmpora. Katniss acaba por ser poupada por Thresh devido à sua aliança com Rue, e ela regressa para junto de Peeta para o curar.

Enquanto ambos estão a recuperar, acabam por descobrir que Thresh foi morto, provavelmente por Cato. Durante uma noite chuvoda, Katniss pergunta a Peeta quando foi que este começou a gostar dela. Peeta diz-lhe que foi no primeiro dia de escola quando a ouviu a cantar. Quando a tempestade termina, ambos decidem caçar. Quando Katniss chama por ele e ele não responde, ela procura por ele e os dois discutem. São silenciados pelo som do canhão, e vêm o corpo de Raposa, a tributo do Distrito 5, ser levado para fora da Arena. Uns dias depois, o rio aparece vazio. Eles percebem que os Produtores querem forçar um encontro entre eles e Cato no lago perto da Cornucópia. Decidem ir para lá, onde esperam por ele. Passado algum tempo, ele aparece a ser perseguido por lobos mutantes , ou mutes, e os três fogem para a Cornucópia. Quando tentam entrar para dentro da Cornucópia, um dos mutes ferem Peeta, mas ele consgue entrar. Uma vez lá dentro, Cato tenta atirar Peeta para os mutes, mas Katniss atira-lhe uma flecha para a mão e ele larga Peeta. Cato é mais tarde desarmado e atacado pelos mutes, que o deixam a morrer. Katniss decide matá-lo por piedade. Assim, é anunciado que a regra anterior de dois tributos poderem vencer tinha sido alterada novamente, e Katniss e Peeta deveriam lutar até à morte. Katniss decide então ameaçar o suicídio conjunto através da ingestão de bagas venenosas, o que iria resultar numa edição dos Jogos sem vencedor. O plano resulta e ambos se tornam vencedores dos 74ºs Jogos da fome.

Depois de uma entrevista final, ambos regressam para casa. Katniss continua confuda sobre os seus sentimentos por Peeta, e assume-lhe que não estava apaixonada por ele.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória